Cerimônia destacou superação, entrada das delegações e acendimento da pira olímpica - Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó
A abertura oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) foi realizada na noite de quarta-feira (19), na Arena Condá, em Chapecó, com apresentações culturais, entrada das delegações, acendimento da pira olímpica e show nacional com a banda Biquini Cavadão. O evento reuniu cerca de oito mil pessoas.
A cerimônia iniciou com performances de dança, incluindo coreografias com bandeiras dos JASC, o número “Fênix”, que simbolizou momentos de superação do município, e o espetáculo “Energia”. Em seguida ocorreu a entrada das delegações, representando os 147 municípios participantes, com cerca de 1.450 integrantes.
O atleta Wesley Bergamin, do karatê, conduziu a bandeira de Chapecó. O juramento foi feito por Noeli Dalla Corte, da bocha. O fogo simbólico foi levado por Daniele Campigotto, do atletismo, e entregue a Lorenzo, filho do ex-goleiro Danilo, homenageado pela organização dos Jogos. Um vídeo produzido com inteligência artificial reproduziu a imagem e voz do ídolo da Chapecoense.
O ex-zagueiro Neto, sobrevivente do acidente aéreo de 2016, acompanhou Lorenzo até a pira olímpica para o acendimento. Durante a cerimônia, o prefeito João Rodrigues entregou uma placa de homenagem aos familiares de Danilo e destacou que o mascote da edição, “Danilinho”, foi inspirado no ex-goleiro.
Representando o governo do Estado, o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, ressaltou a parceria com Chapecó para a realização da competição. O vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora dos JASC, Valmor Scolari, afirmou que o município buscou estruturar a melhor edição da história. Também participaram autoridades estaduais e municipais, entre elas o vice-presidente da Alesc, Fernando Krellin.
O evento encerrou com show da banda Biquini Cavadão, que apresentou sucessos como Vento Ventania, Timidez e Zé Ninguém. O vocalista Bruno Gouveia destacou a importância de participar da abertura dos Jogos.



