Técnico avaliou o chaveamento do Brasil no Mundial e projetou os amistosos contra França e Croácia em 2026 - Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Em entrevista coletiva concedida na sexta-feira (5), em Washington-EUA, o técnico Carlo Ancelotti afirmou que Marrocos, Haiti e Escócia devem receber o mesmo nível de respeito da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de 2026.
O grupo do Brasil foi definido após sorteio realizado pela FIFA. A Seleção enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na etapa inicial do Mundial. Segundo Ancelotti, os três adversários apresentam qualidades e chegam ao torneio em condições competitivas. O treinador destacou o bom desempenho marroquino na Copa de 2022 e a organização das equipes escocesa e haitiana.
O Brasil estreia no dia 13 de junho contra Marrocos. A segunda partida será diante do Haiti, no dia 19, e o encerramento da fase de grupos ocorre em 24 de junho, contra a Escócia.
Ancelotti afirmou que a equipe brasileira vem em evolução desde sua chegada ao comando técnico, em maio. Ele reforçou que a Seleção deve ter ambição e preparação adequada para disputar o título, destacando que os próximos seis meses serão decisivos para ajustes.
Em relação aos amistosos de março de 2026, o treinador projetou confrontos de alto nível contra França e Croácia, seleções que ocupam o Top 10 do Ranking da FIFA. Ancelotti adiantou que a convocação para estes duelos deve ser próxima da lista final do Mundial, evitando testes e priorizando a formação definitiva da equipe.
A FIFA também detalhou a distribuição dos jogos da fase de grupos do Mundial, incluindo as partidas de abertura em México, Canadá e Estados Unidos. A decisão levou em conta critérios como logística, redução de deslocamentos, segurança, estrutura dos estádios e condições climáticas. O calendário definitivo será homologado após os confrontos de repescagem que definirão as últimas vagas.



