O nome da operação faz referência à mitologia grega: Argos era um gigante de cem olhos, símbolo da vigilância constante e do trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil. - Foto: Marcos de Lima
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação Argos, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular uma organização criminosa com atuação nos municípios de Maravilha e Chapecó, no Oeste catarinense.
A ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Maravilha e é resultado de meses de investigação que identificaram um grupo envolvido, principalmente, na distribuição de maconha e cocaína na região. Ao todo, nove pessoas foram apontadas como participantes das atividades criminosas.
Durante a operação, foram cumpridas 18 ordens judiciais, sendo nove mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão temporária. Destas ordens, 16 foram executadas em Maravilha e duas em Chapecó.
A operação mobilizou mais de 50 policiais civis, com a participação de equipes da regional de Maravilha, do Serviço Aeropolicial (SAER) da DIFRON, da Coordenadoria de Operações com Cães da Polícia Civil, da DIC de Chapecó e da Primeira Delegacia de Chapecó, reforçando a integração entre as forças de segurança.
Durante o cumprimento dos mandados, uma pessoa também foi presa em flagrante pelos crimes de posse ilegal de munição de arma de fogo e resistência à prisão.
Os investigados detidos foram encaminhados ao Presídio Regional de Maravilha e permanecem à disposição do Poder Judiciário. Novos elementos de prova foram apreendidos e passarão por análise, dando continuidade às investigações para identificar outros possíveis envolvidos.



